Manda quem pode…

sao_paulo_stock_exchange_3Confesso a vocês que estava bastante preocupado com a crise econômica que vem abalando os EUA e seus quintais recentemente.

Hoje tivemos mais um capítulo dessa emocionante epopeia: sem o acordo do pacote anticrise nos EUA, a Bolsa de Valores de São Paulo chegou a suspender suas atividades (o que ocorre toda vez que a queda durante o pregão chega a 10%) e fechou com perdas de 9,36%.

O final de semana inteiro foi de discussões no Congresso Americano. Todos os congressistas dedicaram seu final de semana e trabalharam around the clock, para tentar costurar um acordo. Eu não sou muito velho, vou fazer 36 daqui duas semanas, mas não lembro de ter visto um deputado brasileiro trabalhando numa madrugada de domingo. Aliás, talvez não tenha visto, tampouco, um senador dando expediente no sábado. OK, estou pedindo muito, SEXTA! Não, não rola… A não ser que seja para votar seus próprios aumentos.

lula_cobra_soluoEnquanto isso, no Brasil, o Lula assina um decreto instituindo o novo acordo ortográfico. Aí as bolsas dormem em paz e amanhã recuperam as perdas desses últimos meses. Porque não há Bovespa que resista à dúvida se eu deveria ou não ter posto essa crase que passou. Nenhuma corretora de valores pode operar tranquilamente sem saber se esse trema ainda existe.

E para dar mais uma prova de que sabe o que se passa nos EUA tão bem quanto o que acontece aqui, Lula advertiu os americanos para que não deixem que as eleições interfiram em suas decisões. Nós brasileiros, cientes de sua ilibada reputação e da força que um exemplo petista representa, temos certeza que isso era o que faltava para o acordo ser fechado. Com essa chamada cívica, esse apelo patriota e a envergadura moral de quem a sustenta, o Capitólio reunirá washingtons, jeffersons e kennedys e porá fim de vez a essa tormenta. Decidirão – em sua homenagem – que não há melhor destino para esses US$ 700 bilhões do que aplacar seu beicinho. Afinal, é apenas metade do nosso PIB.

Às vezes penso se alguém mais esperto poderia nos ajudar…

limpador_de_janelas_2

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *