Back to basics

Responda rápido: qual a maior empresa do mundo, em valor de mercado? Se você disse Microsoft, de bate-pronto, errou. Se pensou na Exxon Mobil, enganou-se novamente. Se quiser arriscar Wal-Mart também não vai acertar. Segundo reportagem publicada semana passada no Financial Times, a companhia cujas ações estão mais valorizadas é a Volkswagen. Os papéis da montadora alemã subiram 146,6% desde que a Porsche assumiu o seu controle em março deste ano, crescendo um portifólio que já conta com Scania, Audi e Lamborghini.

6a00e554b11a2e8833010535ce6569970c-500wiTalvez esse seja mais um sinal de que o necessário ajuste na economia passe por um retorno às antigas práticas. Companhias da economia tradicional voltam a ter destaque no momento em que minguam os mirabolantes lucros do mercado financeiro, que vinham sendo impulsionados, principalmente, por especulação. Será o renascimento do bricks and mortar?

Essa novidade parece bastante oportuna, dado o post anterior sobre as idéias de Minstzberg, segundo as quais a especulação financeira estava minando o futuro das corporações americanas, em virtude de exigir-lhes um ROI suicida.

O fato é que o carro do povo, agora rebocado por um Porsche, ultrapassou seus concorrentes e lidera a corrida da novíssima economia – que, cá entre nós, está muito mais para rali, por sua natureza acidentada.

1 pensamento em “Back to basics”

  1. dei um passeio e gostei sim. Essa informação especialmente. Qdo a gente diz q o mundo está em crise, é crise mesmo… não é só a economia.
    São posicionamentos e pensamentos diante das dificuldades.
    Voltar ao básico é um indício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *