Eu gosto do Galvão Bueno!

Galvão Bueno preocupado com as críticas.
Galvão Bueno preocupado com as críticas.

Se a leitora veio ler esse post achando que vou falar mal do Galvão Bueno, lamento informar que perdeu seu tempo. Mesmo sendo uma das maiores unanimidades negativas na TV brasileira, o narrador permanece reforçando a liderança da Globo em eventos esportivos há mais de duas décadas. A impressão que tenho é que quanto mais o esculhambam, mais cresce sua audiência. E por que isso acontece?

Sugiro três hipóteses:

1. Não há opção: as pessoas ouvem sua narração porque não há alternativa. Com seu poder econômico, a Globo compra a exclusividade das transmissões e, quem quiser acompanhar determinada modalidade, tem que fazê-lo pela emissora carioca. Ainda assim, se a narração é tão irritante, por que ninguém desliga o som? E por que ninguém percebe que é melhor que a Globo compre os direitos de transmissão do que não ter onde assistir seu esporte favorito?

2. Você gosta de sofrer: mesmo detestando a voz, o estilo ou as eventuais bobagens que o Galvão fala, ainda assim você o escuta. No último volume. Seu inescapável masoquismo te prende à TV quando o fenômeno está ao microfone, assim como a mariposa sobrevoa a lâmpada até morrer queimada.

3. O cara é bom: na cobertura do último treino para o GP Brasil de Fórmula 1, a chuva interrompeu várias vezes a prova, obrigando Galvão a enrolar a transmissão por mais de uma hora e meia. Com Luciano Burti e Reginaldo Leme, o narrador fez o tempo passar contando histórias, revendo as provas anteriores e falando da carreira dos pilotos. Tudo isso com milhões de aparelhos sintonizados nele. Vamos combinar que essa não é uma tarefa trivial?

As estatísticas do IBOPE mostram que ao menos uma das alternativas anteriores é correta para a grande maioria dos brasileiros. A audiência da Globo é imbatível e isso não acontece apesar da presença de Galvão ao microfone. Eu não acredito que alguém assista a um jogo de futebol inteiro ou uma corrida de Fórmula 1 apenas para confirmar, mais uma vez, que o Galvão é chato.

"Aqui, ó!"
“Aqui, ó!”

Na verdade acho que todos nós gostamos do Galvão Bueno. O que não gostamos é de admitir isso, porque os outros dizem que ele não é bom. E ninguém quer parecer diferente (sobre não querer ser o elemento destoante, veja o texto sobre o Experimento de Asch ou a importância do pensamento divergente para um Iconoclasta). Ninguém tem coragem de ser o primeiro a dizer que gosta dele, contrariando o pensamento da maioria.

A tendência é que na falta de uma opinião própria, a gente adote a corrente geral de pensamento. Na próxima vez que alguém te disser que odeia o Galvão Bueno, pergunte o porquê e surpreenda-se com argumentos vazios e justificativas furadas.

A bem da verdade, não deve ser nada fácil ficar tanto tempo falando sobre alguma coisa que todo mundo está vendo. Você às vezes não se perde fazendo uma apresentação para meia dúzia de pessoas, mesmo sabendo de antemão tudo o que precisa dizer? Então imagine que são milhões de pessoas e que você não sabe o que vai acontecer no momento seguinte. Não, a tarefa dele não é nada fácil…

E ter que saber os nomes de 22 jogadores, árbitro, bandeirinhas, técnicos, estádio, partidas anteriores, gols marcados, quem está machucado, classificação, repórteres em campo, hora do Tira-Teima, momento do replay, gols dos outros jogos, pilotos, equipes, chefes de escuderia, circuitos, notícias urgentes…? Não, não deve ser nada fácil.

Então, na próxima vez que você for assistir a mais uma narração do
espetacular Galvão Bueno, pense porquê você realmente não gosta dele.
Onde ele errou – se é que errou? E não seriam erros desculpáveis? E a
pressão de estar ao vivo? Dá um desconto, vai…?

E agora deixa eu ir porque vai começar o futebol, com o chatíssimo Kléber Machado…

P.S.: Você conhece a Associação Beneficente Galvão Bueno?

14 pensamentos em “Eu gosto do Galvão Bueno!”

  1. Eu não gosto dele e abaixo o som. Mas não gosto de nenhum deles e abaixo o som de todos, he, he.
    Agora, ele tem errado muito! No jogo da final do sub-20 teve uma falta vergonhosa de Gana que praticamente tirou do jogo o nº 4 do brasil. Na hora não deu pra ver.
    MAs veio o “replay” e nos permitiu perceber que foi quase assassinato, pois enquanto passava a imagem ele afirmava que fora choque normal e logo depois o Arnaldo disse a mesma coisa!
    Aí repetiram o “replay” e ele disse alarmado: – Olha lá! Foi falta grave! Será que eles não tem acesso as imagens de replay que assistimos? NO acidente do Massa foi assim…
    O cara é muito competente, mas chato paca!
    MAM

  2. Não vejo problemas em gostar do Galvão ou qualquer outro personagem ‘polêmico’. Ele faz parte do rol das pessoas que amamos odiar…

  3. Adorei o seu novo post. Ao ver tantas pessoas falando mal dele no twitter, eu disse que gostava do Galvão, fiquei esperando até quem me recriminasse por isto. 🙂
    Parabéns!
    Abraços, querido Rodolfo.

  4. Sujo! Sou fã do Galvão e faz tempo que estou pra escrever um post sobre ele! Vc me roubou!
    O Galvão consegue narrar maratona, aquela coisa chata com mais de 2h e te prende na TV. Vc já citou o último GP e me que ele ficou 1h30 sem ter o que transmitir e parecia que ficamos 10′ em treino.
    Ele sab nome de jogadoes de diferentes idiomas e não erra como outros gdes nomes que falam “o cara da direita”.
    Ele comete erro como outro qq, mas é de longe o mais culto, tem a voz mais emocionante (sej alá o que isso signifique), torce sem dó e tecnicamente é mto bom além de saber levar qq modalidade, não apenas o futebol. E está esse tempo todo sem ninguém à altura!
    Vai, Galvão!
    Abrax

  5. Querida Blogueira, mas o mais legal é ficar esperando a próxima bobagem dele… A lista é enorme. Lembro de algumas da F1:
    Senna já campeão e liderando a última corrida com o Berger em 2o… Galvão, com toda a sua emoção comenta que Senna se aproxima da última curva para mais uma vitória de ponta-a-ponta, incontestável, perfeito, etc, etc, e fala, e elogia o seu amigo, etc quando a câmera já mostrava que ele havia reduzido para Berger ganhar sua primeira corrida pela McLaren. Sem entender nada, e já na reta, ele percebe o que aconteceu (bem depois de todos que assistiam à transmissão) e grita: “Eu sabia… eu sabia!!!” Foi muito ridículo. Para piorar, o Senna ainda deu uma entrevista depois dizendo que foi um pedido do Ron Denis e que ele queria ganhar mesmo a corrida de ponta-a-ponta.
    Ano passado, em sua empolgômetro no limite máximo devido à vitória de Massa e Hamilton em uma posição que garantiria o título ao brasileiro. O Galvão tentou matar o pai do Massa do coração qua o assistia dos boxes da Ferrari dizendo que o Massa iria ser Campeão, e fala, e grita, etc quando o Burti joga um banho de água fria: “Galvão, o Glock Galvão”… Presta atenção Galvão!!!
    Quem tiver mais histórias divertidas do Gavião Bueno que nos fazem torcer sempre junto com ele, por favor nos conte aqui. Galvão, diversão garantida!!!

  6. Ai… Fiquei adiando o momento de comentar esse texto. Pois é, Rodolfo, seus argumentos são sólidos. Especialmente no que se refere ao conhecimento esportivo do Galvão. Mas não, eu não gosto dele, e entra aí a subjetividade: ele é chato! Mas é que eu sou muito low profile. Aliás, acho que a chata sou eu!
    Porém, acho que a Globo vai ter problemas em encontrar um substituto à altura, que consiga unir o carisma, o conhecimento e o apelo popular que ele tem. Gostei muito das mudanças no Globo Esporte, com o Tiago Leifert e torço para que também nas transmissões esportivas surja uma nova dinâmica.
    (Mas olha, dou o braço a torcer que não existe outra trilha sonora para a Copa de ’94 que não o Galvão gritando: é tetraaaaaa, é tetraaaaa)

  7. quando eu era “jovem” kkk eu também odiava ele.
    mas depois eu comecei a reconhecer valor nele… Galvão Bueno é um fenômeno.
    É um animador de torcida um narrador e um comentarista tudo em um.
    eu fico muito nervoso ao ouvir seu desespero em algumas provas que prefiro abaixar o som até o quase inaudível. ele tem o dom de me deixar nervoso e tenso durante 2 horas… o que não é bom pro coração.
    deixei de ser tão crítico em relação a ele, pois quem fala muito acaba falando besteiras.. e ele é pago pra falar sem parar.. quem não cometeria erros…? na copa que dunga era jogador , eu achava dunga um crack ( no mettier dele) e galvão massacrava o “pobre” rapaz, hoje ele reconhece o contrário. O mesmo serve para Barriquelo (é assim que se escreve?).
    té mais!

  8. Apesar de ser o campeão da chatisse, tenho que admitir, ele me diverte.
    A clássica dele foi em um amistoso de futebol há uns 2 anos atrás, entre a seleção Brasileira contra a seleção Venezuela lá nos EUA. Em uma entrada duríssima do jogador da Venezuela, o Galvão na hora gritou insanamente enquanto o jogador se contorsia no chão: “Meu deus, fratura exposta no mínimo, pelo que já vi no futebol, isso no mínimo gerou fratura exposta Falcão”. Quando o Falcão foi falar, o jogador do Brasil se levantou e andou, mancando um pouco, mas andou. Longe de ser fratura exposta, Galvão. E eu ri muito!

  9. Eu concordo com você!!! Amo o Galvão Bueno! O cara tem história para contar como poucos, conhece gente no meio esportivo como poucos e… sim.. ele fala umas besteiras… que divertem para lá de bariloche! Aqui em casa, formula 1 é quase uma briga com Galvão, a gente se diverte discordando das loucuras que ele de vez em quando… e você tem razão, são 30 anos, ele tem que falar alguma besteira de vez em quando. Eu acho que todos entraram numas de detestar o cara para ser um bando de marias vai com as outras. Fico chateada de pensar que GB vai se aposentar um dia. Assistir jogo do brasil e formula 1 sem GB não dá! Não consigo conceber ambas as situações sem a gritaria de GB.

  10. O problema é que há um pequeno grupo no meio de milhoes de brasileiros>
    Que querem induzir as pessoas a gostarem de outra emissora e de outro narrador.Quer fazer um teste para saber se galvão bueno para saber o prestigio do galvao. Chega em um bar que esteja cheio de gente assistindo o o jogo do Brasil com galvão troque de canal, coloque na band ou spn e espere o resultado..No minimo voce vai ser linchado.
    OUtro detalhe: Essa capnha em defesa do dunga de alguns colorados é algo bobo,Precisamos entender que tecnico responde criticos com titulo>
    Então, tem uma galerinha sem formação futebolistica que quer apoiar sem entender que muitas das crticas e observaçoes dos narradores e comentaristas esrão corretas.Quem entende de futebol,na maioria das vezes está em acordo com os comentaritas.Agora, quem nao entende, é fogo! O cara acha que alguem ta falando demais.Ok,mas vou ajudar:Melhor que criticar os comentaristas e apoiar o dunga, espere que ele responda com titulo falaaaaaaa galvao e trabalha mais dungaaaaa

  11. adoro o galvão, apesar das opniões descabidas, apesar de querer saber mais do que os comentaristas, gosto muito do Galvão, pelo talento. Parece que a voz dele foi feita pra narrar esporte, ele nos passa a genuína emoção que o esporte proporciona. Claro que ele está em declínio, isso temos que reconhecer, mas no auge dele ele era imbatível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *