Eleitores Ficha Suja

Causou comoção a recente decisão do STF de que a Lei Ficha Limpa não valerá para as eleições de 2010. Como tuitou a Senadora @Marinor Brito (PSOL-PA) “A constituição diz, pode ser corrupto até 2010 e em 2012 não?”.

6a00e554b11a2e8833014e86f0eb5f970d-320wi O ideal é não ser corrupto nunca. Mas bom mesmo é não votar nesse pessoal sabidamente ladrão. Nesses que entram e saem da cadeia, frequentam as páginas policiais e estão sempre se explicando à Justiça. Não precisa de lei para isso, basta bom senso.

Só que o brasileiro vota em candidato bonito. Vota no tosco, no engraçado, no malandrão, no que sorri e beija criancinhas. Vota no que distribui dentaduras. Vota na que tem bunda grande e no palhaço.

A mesma pessoa que repassa manifestos e abaixo-assinados sobre o Ficha Limpa, também replica os vídeos da campanha eleitoral do Tiririca, achando muita graça neles – e possivelmente vota nele. Brasileito não sabe a diferença entre Propaganda Eleitoral e Big Brother. Brasileiro confunde Segundo Turno com Paredão.

 Não sei o que é, mas eu curti!
Não sei o que é, mas eu curti!

Sempre disse que esses manifestos  via Internet são tão virais quanto inócuos. O Ficha Limpa comprova isso. Facebook/Twitter e mobilização não são a mesma coisa.

Todo mundo clica no Retweet ou no Curti e a vida segue. Muitas vezes nem sabe em quê está clicando. Muitas vezes clica porque os amiguinhos também clicaram. Nunca mais toca no assunto e acha que fez um puta serviço pelo país.

Vivemos a época do ecologistaRT, do humanitário-Facebook do engajado-orkuteiro. Honestamente? Você que fica aí sentado clicando em tudo o que campanha bonitinha, igual aos seus amiguinhos, achando que está salvando micos-leões e pandas, você não merece votar.

E antes que você pergunte nos comentários o que eu estou fazendo, respondo que estou escrevendo verdades no meu blog. Durma com um barulho desses.

8 pensamentos em “Eleitores Ficha Suja”

  1. Curiosamente, eu concordo com a conclusão por motivos diferentes.
    Veja, acreditar que você, eleitor, tenha poder de veto, ou que seja restrito ao voto, não deixa de ser algo diversionista.
    Por que, engajamento e cidadania envolvem também acompanhar, vigiar e zelar pelas nossas excelências. Especialmente os eleitos, e também pelos que não votou. E as leis que são aprovadas, como as da Lei Seca e as de ocupação de solo.
    Delegar punição ou sanção apenas aos eleitores, é se esquecer que o coitado que vota no Tiririca, não desviou dinheiro público, não praticou concussão e nem fez caixa 2. Para estes criminosos, é preciso a força da lei! E se tiver que depender de denúncia ao Ministério Público, que seja!!
    Assim como no caso dos saquinhos de plástico, se atribui ao pai de família, as consequências de poluição industrial (sem se mencionar a lavagem cerebral consumista ao que são expostos), ao invés das grandes indústrias, ao cidadão pode caber votar certo, mas como, se os grandes corruptos estão em liberdade, e bradando que foram inocentados perante a lei ?
    A Constituição não diz que ninguém pode ser corrupto, e nosso código criminal até chama isto de crime! Só que, de certa maneira, há meandros duvidosos por todos os lados.
    Então, para quem acha que twitter e facebook cumprem seu papel de cidadão e aliviam sua consciência, só posso lamentar.
    Por que cidadania, é muito mais que cinco minutos a cada dois anos.

  2. sabe o que é pior? pega boa parte desses fichas sujas e perceberá que eles não caem nas categorias bonitinho, engraçado, tosco, etcs são geralmente cobras criadas que manipulam muito bem seus currais eleitorais, até um Jader Barbalho deve convencer seus eleitores que faz muita coisa boa pro seu estado (como o ACM fazia) ou um Roriz que até a filha conseguiu eleger – esses é que são os piores; um Tiririca da vida não sei se chegará a tanto quanto esses experts de fichas sujas

  3. Olha o sofisma, viu?!
    Desde quando todos os brasileiros tem acesso a internet e curtem tudo?!
    O Brasil não é formado só por quem tem o mínimo de consciência social, tem os alienados, os fúteis, os analfabetos…

  4. Muito boa a matéria. O pessoal é cara de pau mesmo!!!!
    Apronta,apronta e quando são flagrados.
    Simplesmente respondem: Quem eu?
    Não ,não fiz isso não!!!
    Dizem ,que o pior cego é aquele que não quer ver!!!!
    E está cheio de pessoas assim,só olha o próprio umbigo.
    E faz vista grossa para o que realmente está acontecendo.
    Rosana.

  5. É por essas e outras que o japão reconstruiu uma auto estrada 6 (eu disse 6) dias após o tsunami, enquanto aqui em terras tupiniquins, muita gente ainda sofre com pequenas enchentes….a pátria é amada, agora o povo que aqui habita…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *